sexta-feira, 22 de março de 2019

NÃO SE APRESSE POR AQUILO QUE AINDA NÃO TEM HORA DE CHEGAR




               Lidar com a espera é sempre uma tarefa muito difícil, sobretudo quando criamos expectativas diante de algo que desejamos muito e no entanto esse algo parece que não vai acontecer nunca é de fato ainda mais difícil de lidarmos, pois a frustração que nos toma corrói nossas esperanças. Muitas vezes sofremos antecipadamente, nos martirizamos por meio da ansiedade em querermos alcançar um propósito, conseguir uma resposta, obter um resultado. Mas, nem sempre conseguimos nos guiar com paciência e serenidade, compreendendo que nem sempre as coisas acontecem conforme nossa vontade, dentro de um prazo que desejamos. Por isso, é preciso controlarmos nossa ansiedade e impaciência perante as questões que não dependem mais dos nossos esforços e atitudes para se constatarem, pois o que é para ser nosso tem dia e tem hora para acontecer. Então,  tenhamos calma mediante aquilo que ainda nos exige a espera.


A palavra para hoje é TEMPO.



(Mariana Helena de Jesus)
@marianahelenadejesus
www.marianahelenadejesus.blogspot.com.br


quinta-feira, 21 de março de 2019

DIANTE DOS INIMIGOS E DAS ADVERSIDADES DOBRE SEUS JOELHOS



              Alguns problemas são tão pesados de serem carregados, e alguns contratempos são tão conturbados que quase nos levam ao desespero de tanta preocupação que nos causam, e na maioria das vezes não há como evitarmos tais situações de acontecerem. Algumas decepções e desilusões são inevitáveis, algumas ações alheias nos frustram tanto e magoam tanto que uma dor interior nos toma por completo, porém as atitudes das pessoas não estão sob nossa vontade, e nem podemos exigir delas as mesmas atitudes e comportamentos que teríamos. Muitos acontecimentos do nosso cotidiano de fato nos afetam profundamente, nos angustiam, nos ferem, e outros até nos levam ao pranto. Mas, quando o nosso coração estiver ferido, sangrando e doendo, e quando houver uma tempestade de problemas pairada sobre nossa vida, ou ainda, quando o inimigo estiver levantado contra nós e parecer que não teremos forças para suportar tais circunstâncias, dobremos nossos joelhos diante de Deus, deixemos nossos prantos caírem diante de seus pés, deixemos nossas angústias e dores expostas em sua presença, e nos restauremos ao seu toque de misericórdia, porque nenhuma adversidade e nenhum inimigo nos derrubam quando dobramos nossos joelhos diante do Pai.


A palavra para hoje é CONFIE.



(Mariana Helena de Jesus)
@marianahelenadejesus
www.marianahelenadejesus.blogspot.com.br

quarta-feira, 20 de março de 2019

NÃO ESPERE APENAS QUE DEUS OU ALGUÉM RESOLVA AQUILO QUE VOCÊ MESMO PODE RESOLVER



     Há momentos em que alguns contratempos e algumas dificuldades nos surpreendem, há momentos também que um problema ou um obstáculo já existentes se tornam maiores. Há notícias e acontecimentos negativos que são tão trágicos que nos deixam sem chão, e há situações que são tão tumultuadas e tempestuosas que a princípio ficamos sem saber exatamente o que fazermos. Mas embora saibamos que todo dilema, situação, circunstâncias e sofrimentos não duram para sempre, não podemos ficar apenas esperando as nuvens negras passarem, é preciso que tenhamos atitude para agirmos e buscarmos as soluções para conseguirmos suportar e superar as dificuldades. Porém muitas vezes nos preocupamos tanto com o tamanho do problema, com a intensidade da tempestade, que nos angustiamos além do que seria comum diante de um fardo, e entre nossas aflições, murmúrias e tristezas esquecemos da nossa força e das nossas possibilidades, duvidamos da nossa fé, e ficamos a espera que Deus ou alguém possa nos auxiliar para solucionar tais dilemas. Todavia é imprescindível lembrar que Deus nos deu habilidades, condições e poder de guiarmos nossa vida, sem precisarmos ficar apenas a espera dEle, sem ficarmos colocando sobre Ele a responsabilidade pela resolução de nossos problemas, e sem precisarmos ficar dependendo o tempo todo de outras pessoas para darmos os passos necessários mediante nossos trajetos. Não esqueçamos que a nossa fé é antídoto para nos fortalecer e nos curar de todos os males, de todas as nossas preocupações, e de nos proteger diante de qualquer tempestade, assim como a nossa força interior que pode nos transportar por qualquer direção e pelos mais tempestuosos caminhos. Então, independente da situação do hoje que estejamos vivenciando, há soluções, e temos as armas necessárias para enfrentarmos e vencermos qualquer batalha.


A palavra para hoje é SUPERAÇÃO.



(Mariana Helena de Jesus)
@marianahelenadejesus
www.marianahelenadejesus.blogspot.com.br

terça-feira, 19 de março de 2019

DESÂNIMO E MAU HUMOR NÃO ALIVIAM DIAS DIFÍCEIS



A imagem pode conter: 13 pessoas, pessoas sorrindo
Nem todos os dias levantamos com a alegria e o bom humor que gostaríamos, pois há dias que já amanhecemos pesarosos e cansados, já acordamos angustiados, desapontados e desestimulados, em virtude de uma situação difícil que estejamos passando, ou de um problema que já vem se arrastando por não estarmos conseguindo resolvê-lo. E muitas vezes por mais que tentemos disfarçar o nosso desânimo e mau humor ainda assim fica difícil de escondermos o nosso semblante de descontentamento e preocupação. Porém todo problema um dia se resolve, e portanto ficarmos angustiados, entristecidos, demasiadamente preocupados, ou mau humorados, não vai aliviar o peso das circunstâncias que estejamos lidando, ao contrário, conservarmos emoções negativas diante dos dias pesarosos só diminuirá ainda mais a nossa possibilidade de mudarmos a situação, só nos afastará da chance de mudarmos os resultados, de enxergarmos novas oportunidades com otimismo, de alegrarmos o ambiente a nossa volta, e de atrairmos boas energias diante de mais um dia.
A palavra para hoje é ENTUSIASME-SE!

segunda-feira, 18 de março de 2019

O SILÊNCIO E O TEMPO SEMPRE DÃO AS MELHORES RESPOSTAS






                        Todos nós um dia já perdemos a paciência, todos nós um dia já falamos coisas que não deveriam ser ditas, já agimos por impulso tomados pela ânsia em resolvermos uma questão ou por nos impormos diante de um contexto que nos deixou indignados. Todos nós um dia já quebramos uma regra, já atropelamos as coisas, e já erramos quando tentamos fazer a coisa certa agindo impensadamente. O fato é que muitas vezes querendo acertar a gente acaba errando, acaba se excedendo, se exaltando, e se precipitando com palavras ou atitudes diante de situações que necessitava da nossa serenidade e discernimento para caminharem ao ponto de equilíbrio e de resolução. No entanto, e no calor das emoções eufóricas e turbulentas que podemos agravar ainda mais certas situações provocando circunstâncias maiores, resultando em inúmeras consequências negativas. Por isso, por mais que um conflito, um momento tenso, ou uma situação de insatisfação nos incomode e nos provoque certas reações raivosas, irracionais e instintivas, é indispensável o nosso controle emocional, a reflexão diante dos fatos e circunstâncias, e a ponderação em nossas palavras e ações, pois muitas vezes a melhor resposta ou atitude que podemos dar é silenciar e deixarmos o tempo responder por nós.


A palavra para hoje é PRUDÊNCIA.




sexta-feira, 15 de março de 2019

NÃO DEMORE PARADO PERANTE ALGUMAS SITUAÇÕES





               Diante da imprevisibilidade de alguns contextos e perante algumas situações que nos exigem um posicionamento a gente não pode perder tempo ficando parado sem nenhuma atitude resolutiva, sem nenhuma decisão ou escolha. Algumas circunstâncias exigem ação urgente, alguns momentos requerem um posicionamento, uma opinião, um parecer. E mediante determinadas condições certamente quanto mais adiamos nos posicionarmos mais aumentamos a necessidade da urgência, aumentamos os danos da questão, e perdemos também possibilidades de acertos, de resolução, e de oportunidades. Portanto quando uma situação exigir imediatismo, quando as circunstâncias nos solicitar uma decisão, por mais que tenhamos medo, insegurança, por mais que as dúvidas aflorem em nossos pensamentos, não fiquemos paralisados ou lamentando as condições do cenário. Saibamos usar o tempo de forma ágil e providencial, saibamos refletir, analisar, mas sem comprometer o tempo necessário da ação. Se houver a necessidade de trocar o caminho, de mudar o passo, se houver a chance de mudanças, de vôos mais altos, se for necessário a decisão de dar adeus a pessoas e dar adeus para alguns trajetos, então não fiquemos parados perante algumas situações porque a vida quer atitude, e não decide por nós, mas pode levar de nós a oportunidade de fazermos nossas escolhas.



A palavra para hoje é ARRISQUE!



(Mariana Helena de Jesus)
@marianahelenadejesus


quinta-feira, 14 de março de 2019

SABER COMPREENDER O TEMPO DE DEUS




            De fato alguns dilemas e situações são muito pesados de serem carregados, alguns contextos problemáticos até parecem impossíveis de solução, e alguns problemas parecem se repetir frequentemente e cada vez com mais peso. Entretanto é preciso manter-se o mais sereno possível diante desses momentos de fardos, de esperas e demoras, pois muitas vezes mediante nossas impossibilidades, limitações e sofrimentos perdemos a fé em nossa própria fé. Chegamos a desacreditar das nossas possibilidades, da nossa força, e até mesmo de que mediante algumas situações nossas orações possam ser ouvidas. Infelizmente sob nossa condição humana falhamos, e muitas vezes enfraquecemos perante os momentos de sofrimentos e dificuldades. Esquecemos que embora sejamos falhos Deus não falha com a gente, esquecemos que Ele nos ama tanto e nos respeita tanto que nos permite agirmos com nosso livre-arbítrio, para fazemos livremente nossas escolhas e tomarmos nossas decisões, porém Ele não pode ser jamais responsabilizado pelas consequências de nossos atos. Mas ainda assim, Deus se importa tanto com a gente que intercede por nós mesmo mediante as consequências negativas de nossas próprias ações. Portanto é essencial que relembremos diariamente e especialmente em meio aos contratempos que Deus não nos abandona em momento algum, e mesmo perante as consequências de nossos erros e do enfraquecimento de nossa fé, Ele continua agindo. Por isso se alguns fardos continuam muito pesados é porque precisamos carregá-los, suportá-los por mais um tempo, e se alguns resultados estão demorando a chegar é porque não estamos no tempo das flores e ainda é preciso esperar um pouco mais pela primavera.


A palavra para hoje é PACIÊNCIA.