quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

DIANTE DE UM PROBLEMA ACREDITE NA MELHOR RESOLUÇÃO


           É de fato difícil quando estamos frente a um problema tentando encontrar uma solução e não enxergamos a oportunidade para resolvermos tal dilema. Às vezes, mesmo que por pouco tempo, após tantas tentativas sem sucesso e de tantos esforços sem resultados, perdemos a esperança e o otimismo perante as impossibilidades que nos limitam a encontrar as soluções que buscamos. Realmente, alguns problemas que enfrentamos apresentam mais dificuldades que outros já enfrentados e solucionados por nós. Porém por mais difícil que o contexto se apresente, por mais que nos esforcemos para resolvê-lo, e por mais que tais esforços não obtenham os efeitos que queremos no prazo que gostaríamos, desacreditar da possibilidade que o melhor vai acontecer, é acovardar-se perante as circunstâncias que nos exige otimismo e paciência, resiliência e persistência. Que os problemas são inevitáveis isso é fato, que eles um dia passam é fato, que as soluções chegam é fato também, e por isso é essencial que mesmo diante das situações problemáticas a gente não deixe de crer que seja qual for a dificuldade e o obstáculo em algum momento a resolução vai acontecer.


A palavra para hoje é




terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

NÃO DESANIME PERANTE AS NUVENS CINZAS DE ALGUNS DIAS


              Se nos entusiasmamos mediante os dias ensolarados, aqueles em que as coisas fluem positivamente diante de tudo o que fazemos e projetamos, diante dos dias acinzentados em que os obstáculos e dificuldades surgem aos montes é natural também perdermos o entusiasmo e nos desmotivarmos. Porém os dias carregados de nuvens cinzas não duram para sempre, mas enquanto eles não passam, enquanto as nuvens pesadas não se dissipam, enquanto as dificuldades e obstáculos continuarem a se amontoar mediante nossos passos, não podemos nos render as circunstâncias negativas deixando o desânimo e a desesperança nos abater permanentemente, porque assim contribuímos para que os dias permaneçam ainda mais escuros e pesados. Se uma situação nos incomoda, nos preocupa, nos revolta, ou nos limita, precisamos sabermos lidar com ela diante das limitações e das possibilidades de resoluções que temos. Nem sempre podemos evitar que a desmotivação nos pegue perante certas circunstâncias, mas podemos sim ao notá-la nos contaminando tentarmos combatê-la para não nos entorpecermos de pessimismo mediante os dias sem sol.



A palavra para hoje é ÂNIMO!





segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

NÃO SE FOGE DAS CONSEQUÊNCIAS DAS PRÓPRIAS ATITUDES


          Por mais que tentemos não cometer erros diante de nossos passos, e por mais que fiquemos atentos para não cometermos atropelos mediante algumas situações que nos pega desprevenidos, que nos irrita, ou que nos confronta, ainda assim estamos sujeitos a atitudes precipitadas, impensadas, a darmos respostas inadequadas e passos incertos, e portanto, estamos sujeitos e obrigados a respondermos pelas consequências de nossos próprios atos. Muitas vezes a gente nem imagina que uma determinada palavra, opinião, discurso ou gesto possam nos comprometer tanto diante de certos contextos, e por isso algumas vezes somos surpreendidos pelas consequências negativas de tais atitudes, noutras vezes praticamos alguma ação estando conscientes de quais serão os frutos colhidos como consequências, e mesmo assim resolvemos arriscar a corrermos os riscos. Todavia, depois das atitudes feitas, das escolhas tomadas, das palavras ditas, e das consequências provocadas, não podemos fugir dos efeitos colaterais de tais resultados, e lamentarmos ou nos indignarmos não resolverá absolutamente nada. Mediante os erros e atropelos cometidos é necessário incondicionalmente termos "discernimento" para encararmos as consequências e lidarmos com a situação de maneira serena, cumprindo nossa pena perante tais resultados, e cientes que tal contexto negativo irá passar depois de algum tempo. Porém diante das consequências indesejáveis provocadas por nós mesmos é fundamental que absorvamos toda experiência vivenciada como lição para nunca mais voltarmos a cometermos os mesmos desacertos.



A palavra para hoje é APRENDIZADO.




sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

SIGA EM FRENTE E IGNORE OS OBSTÁCULOS


                  Não questione o porquê de tantos obstáculos em seu caminho, não se revolte por causa das facilidades que muitas pessoas encontram mediante a realização dos objetivos delas, e nem se lamente em virtude das tuas dificuldades perante teus trajetos. Os obstáculos serão sempre parte do percurso de todos, o que muda é apenas a maneira como cada uma pessoa lida com essas barreiras e limitações. Sendo assim, os obstáculos terão o tamanho que você der a eles, e por mais que se apresentem enormes, gigantescos e insuperáveis não serão maiores que você. Portanto quando você estiver trilhando pelo trecho das dificuldades e das limitações não se prenda ao que já passou, não temas, e nem se limite a enxergar apenas o que está ao seu lado tentando atrapalhar teus passos no momento atual. Diante dos obstáculos foque o horizonte, olhe para frente, enfrente as pedras, os labirintos, os penhascos, as ladeiras, os ventos fortes, e continue olhando adiante, dessa forma você perceberá que aquilo que você vê como problema poderá ser bem menor do que você achou que fosse, e com menos força do que você achou que teriam. Além disso, olhar o horizonte é ampliar sua visão sobre as incontáveis possibilidades. Então, seja firme em seus propósitos, em suas trilhas, em suas buscas, e ultrapasse as barreiras que vierem a sua frente.


A palavra para hoje é SUPERAÇÃO.




quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

ENQUANTO OS RESULTADOS NÃO ACONTECEM SAIBA AGUARDAR


             Desanimar diante das limitações e dificuldades é comum a qualquer pessoa, é normal mediante qualquer trajeto. Desmotivar-se muitas vezes é inevitável diante de algum trecho do caminho, e mediante algumas situações perder o ânimo ou a paciência será parte do processo das limitações, das frustrações e das quedas, todavia saber lidar com esses momentos é compreender que algumas emoções e reações ocorrem de acordo com as circunstâncias vividas, porém administrar essas emoções para não roubarem a inspiração e a serenidade é parte também do processo de superação mediante os problemas e preocupações. As limitações, as impossibilidades, as dificuldades e os fracassos não querem dizer que o propósito que você almeja alcançar é impossível de ser realizado. Os obstáculos perante o caminho na maioria das vezes quer dizer que você precisa de um pouco mais de tempo, que precisa mudar alguma coisa, rever seus planos, as estratégias, os passos, e talvez até mesmo mudar a direção, e então compreender que será necessário aguardar a ação do tempo.


A palavra para hoje é ESPERE.




quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

TRANSFORME SUAS INSATISFAÇÕES EM OPORTUNIDADES PARA NOVOS CAMINHOS



                 Em alguns momentos as coisas fluem contrariamente como gostaríamos que elas ocorressem, noutros por mais que a gente se esforce, por mais que batalhe, se estique, e se estenda, ainda assim as nossas apostas não atingem os resultados esperados. Então quando os trajetos que escolhemos trilhar não nos levam aos destinos que planejamos chegar é necessário uma reflexão sobre os resultados indesejáveis que estão sendo vivenciados, é necessário a modificação de rota, e um reolhar sobre o contexto atual, sobre os passos que já foram dados, e sobre as atitudes que já foram tomadas. E perante aquilo que não vem dando certo como desejávamos é importante observar o que houve de errado, e com as experiências dos erros e das circunstâncias inevitáveis absorver aprendizado diante de cada situação, sobretudo é importante fazer modificações, alterar, refazer o percurso com novos passos para que possamos aumentar as nossas chances de conseguirmos fazer novas escolhas, trilhando novos trajetos, e tomando novas decisões a partir das modificações positivas que nós mesmos podemos fazer, e assim, atingirmos os resultados esperados.


A palavra para hoje é MUDANÇA.



terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

ESTEJA ACIMA DAS CRÍTICAS E DA INGRATIDÃO ALHEIA


                Frequentemente nos deparamos em nosso caminho com pessoas pessimistas, maldosas, cujas palavras ou atitudes acabam por vezes nos atingindo negativamente, e muitas dessas pessoas parecem sentir-se incomodadas com o sucesso e bem estar alheio. Nos ferimos e nos indignamos quando somos julgados injustamente, quando somos apontados negativamente por aqueles que não conhecem realmente nossas verdades, nossas necessidades e nossas condições. Alguns nos criticam por pura maldade, outros por uma inveja disfarçada, e por estarem mergulhados em suas próprias frustrações não suportam lidar com nossas alegrias e vitórias. Nem sempre estamos preparados para as críticas destrutivas que chegam repentinamente, tampouco para receber injustiças vindas das palavras ou das ações de quem não esperávamos. De certo é decepcionante para nós convivermos com o julgamento e as mentiras, e com a inveja e a falsidade alheia, mas embora seja doloroso por vezes ou apenas desconfortável tais circunstâncias e tais vivências, precisamos nos blindar contra a opinião e a energia dessas pessoas. Por isso, quando alguém tentar te atingir com palavras ou atitudes maldosas, aprenda a filtrar apenas o que vier para somar, a se importar apenas com aquilo ou com quem importa realmente para você. É preciso ignorar os comentários críticos, continuar fazendo o seu melhor, continuar correndo atrás dos seus propósitos, vivendo a sua vida com a plenitude dos seus melhores atos e a determinação diante dos seus esforços. É você quem conhece o melhor de si mesmo, seu potencial, suas virtudes, e é você quem decide o valor que quer ter. 



A palavra para hoje é VALORIZE-SE.




(Mariana Helena de Jesus)
@marianahelenadejesus